Home > História
HISTÓRIA
Cianorte Futebol Clube – O Leão do Vale do Ivaí

banner3

Cianorte começou a sonhar com a primeira divisão do nosso futebol em 1958, exatamente no dia 21 de abril, quando foi fundado o C.A.F.E.–Cianorte Associação Física Educativa.

Um grupo de sonhadores, capitaneados pelo jornalista Amândio Matias, na era do futebol romântico, achou que Cianorte deveria buscar o seu espaço na elite do Paraná. Não sabiam eles que o caminho a percorrer seria longo e espinhoso. No entanto, os abnegados desportistas da época sonharam e acreditaram no sonho e, 11 anos depois da da fundação, em 1969, o C.A.F.E. chegava a primeira divisão. Que conquista histórica foi aquela! O cidadão Cianortense batendo no peito, com orgulho, gritando: “estamos na primeira divisão!”

O Brasil já era bicampeão mundial de futebol; Pelé, com sua genialidade, já havia conquistado o mundo; e Neil Armstrong já havia pisado na lua. Por que não Cianorte, uma cidade pequenina cravada no arenito caiuá do Noroeste deste estado gigante, ocupar um lugar entre os grandes do nosso futebol? Em 1.969, uma boa campanha, nono lugar; em 1970, o ano do tricampeonato da melhor seleção que o mundo já conheceu, o representante Cianortense ficou em décimo terceiro lugar. Ficou fora em 1971, retornando em 1972, quando fez uma campanha ruim; a sede do clube foi incendiada e o lendário C.A.F.E foi extinto sepultando assim o sonho de muita gente

Durante muitos anos, Cianorte ficou sem futebol profissional…Mas eis que, em 1.980, o sonho reacende e outro grupo de sonhadores, desta vez no comando do João Vilela ( “João Bola” ), de saudosa memória, inicia uma nova caminhada para chegar a primeira divisão: surge o Cianorte Esporte Clube ( O LEÃO DO VALE ) de 1980 á 2001, alternando no amador, terceira e Segunda divisão e sem que o guerreiro, João vilela tivesse tempo de passar o bastão para o seu sucessor, a morte o pegou de surpresa, e novamente o sonho de cada torcedor estava sendo sepultado junto com aquele que ao lado de ALBINO TURBAY, se transformara em uma das figuras mais importantes do nosso futebol. Com o João Bola foi enterrado o Cianorte Esporte Clube.

A partir daquele momento nem mesmo o torcedor mais otimista acreditava que um dia seria possível levar o tão querido Leão do Vale do Ivaí ao campeonato dos grandes clubes do Paraná.

Mas o esporte de Charles Muller nos reserva muitas surpresas, dentro e fora do campo: surgem, então, três corintianos apaixonados, empresários bem-sucedidos e como todo bom desportista, sonhadores incorrigíveis.

Em 2004, logo em sua primeira participação na primeira divisão estadual, o Cianorte foi o time de melhor campanha entre os times do interior do estado, classificando-se para a Copa do Brasil. Só Coritiba e Atlético superaram o Leão do Vale.

leaonet

Um dos maiores feitos da história do Cianorte, que projetou o clube nacionalmente, foi a vitória sobre o Corinthians no primeiro jogo da segunda fase da Copa do Brasil de 2005, onde recebeu o clube paulista e venceu pelo placar de 3 a 0 com direito a gol de bicicleta marcado pelo atacante Márcio Machado. O feito foi muito valorizado, pois o Timão formara uma grande equipe para aquela temporada, chegando ao título do Brasileirão daquele ano, com jogadores de expressão como Fábio Costa, Tevez,Roger, Carlos Alberto, Nilmar, Gustavo Nery e Mascherano.

Em 2011, a equipe Cianortense realizou excelente campanha no Campeonato Paranaense, sagrando-se Campeão Paranaense do interior. No mesmo ano, pelo Campeonato Brasileiro Série D, fez uma boa campanha chegando até as Oitavas.

cianorte_iraty

Em 2012 no 1º Turno do Campeonato Paranaense o Cianorte fez a melhor campanha de sua história, terminou em 3º Lugar e invicto, em 11 jogos ganhou 7 e empatou 4, brigou pelo título até a última rodada, começou a última rodada na liderança e dependia apenas de uma simples vitória contra o Arapongas, que terminou empatada em 1 a 1 no Estádio dos Pássaros.

Ainda em 2012, o Cianorte voltou a fazer uma bela campanha na Série D do Campeonato Brasileiro.  Nas quartas de finais, o Cianorte venceu o 1º jogo contra o Mogi Mirim por 2 a 1 no Estádio Vail Chaves em Mogi Mirim, ficando a um empate do acesso à Série C de 2013. Mas no 2º jogo no Estádio Municipal Olímpico Albino Turbay, em Cianorte, acabou perdendo por 2 a 1 levando a decisão para os pênaltis. Infelizmente o Cianorte foi derrotado por 4 a 2, e acabou eliminado da competição e perdendo o acesso para o Campeonato Brasileiro Série C.

Eis que uma nova era surge. Em outubro de 2013, o empresário Lucas Franzato foi nomeado como o novo presidente do Cianorte Futebol Clube. Em 2014, um acidente de percurso. O time acabou sendo rebaixado à segunda divisão Estadual, onde permaneceu até 2016.

Em 2016, o Leão do Vale voltou a mostrar a sua força e sagrou-se campeão invicto da segunda divisão, confirmando a sua volta à elite estadual.

Passando por um processo de reestruturação muito grande, o Leão do Vale espera rugir alto e continuar “dando trabalho” aos gigantes do futebol.

foto-campeao-merge